Lançado Comitê da Saúde em Defesa da Democracia
No dia 23 de março foi lançado o Comitê da Saúde em Defesa da Democracia.
Com a participação de entidades da saúde e de profissionais, o Comitê se posiciona a favor do Estado Democrático de Direito e emite carta aberta sobre o assunto (abaixo).
Estaremos participando ativamente das diversas agendas programadas para os próximos dias, além de manter a posição na defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro.
EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DOS DIREITOS.
A luta pela defesa da democracia precisa estar na pauta do dia de todo cidadão brasileiro. Neste momento, vivemos no país numa situação de impasse e disputa contínua.
Além de gerar profundas incertezas sobre o funcionamento das instituições, com um efeito óbvio sobre a vida de cada um dos brasileiros não apenas no plano da política, mas também da economia, da cultura, uma vitória conquistada na ilegalidade é um estímulo a arrogância dos vencedores, ao desrespeito sem consideração pelos direitos dos vencidos.
Vale destacar que todos nós somos contra a corrupção! O combate a corrupção sempre foi e deve ser uma luta permanente. Nada justifica o que ocorre na Petrobrás, nos partidos, no parlamento, no empresariado, no judiciário, neste último período revelado pela operação lava-jato. As denúncias e investigações não podem ser seletivas ou utilizadas com o cunho político. E não nos enganemos - a corrupção sempre existiu em outros períodos. A diferença deste é que a denúncia e a investigação estão caminhando juntas, devido à evolução das instituições. Porém, as investigações não podem objetivar rasgar a Constituição Federal e acabar com a democracia!
A direita e seus aliados querem estragar o nosso futuro tornando o Brasil novamente um país submisso aos interesses do grande capital e dos países ricos como era quando eles governavam.
Passamos por sabotagem à nação! A história comprova as tentativas neoliberais de impor o seu projeto de retirada dos direitos dos trabalhadores e entrega das nossas riquezas aos interesses externos. Os que agem contra a democracia são os mesmos que apoiam a terceirização que acaba com a CLT e todos os direitos trabalhistas, como 13º e férias; e são os mesmos que querem entregar o nosso Pré-sal.
Precisamos dedicar o nosso dia-a-dia à democracia, que deve manter seu curso. É inadmissível que eleita por mais de 54,5 milhões de votos, a presidente deve ter o direito assegurado de conduzir o governo até o final do mandato.
É por isso que a Constituição prevê a alternância no poder pelo voto popular. A última vez que elas foram rompidas, em 1964, um país que deveria aguardar até 1965 para realizar eleições presidenciais foi submetido a uma ditadura de 21 anos. É isto que está em debate hoje.
Assim, o Comitê da Saúde em Defesa da Democracia chama a todos para juntos defendermos os direitos dos trabalhadores e do povo. Defendermos a democracia, os direitos, os empregos, as conquistas sociais e a retomada do desenvolvimento. O Brasil não pode retroceder!
Agenda
Quarta, 23 de Março
17h - Cultura Pela Democracia, concentração às 17h no Largo Zumbi dos Palmares, com caminhada até o Renascença onde haverá diversas apresentações de artistas.
18h – Ato Público em Defesa da Democracia, na Praça do Imigrante, em Novo Hamburgo
18h – Panfletagem da FBP na Unijuí - Ijuí
Quinta, 24 de Março
9h – Debate de Sindicalistas pela Democracia, pelos Direitos e contra o Golpe, na Fecosul
18h - Lançamento da frente universitária da Uniritter pela democracia. Espelho D'água - Uniritter Rua orfanotrofio, Porto Alegre
18h – Esquina Democrática em Porto Alegre
Sábado, 26 de Março
10h – Panfletagem da FBP no centro de Ijuí
14h - Sarau auto de resistência por mais democracia - Rua Padre Mascarenhas, 715, no Morro da Cruz, Porto Alegre
Domingo, 27 de Março
Segunda, 28 de Março
18h – Debate do Fórum21 sobre a economia brasileira e lançamento do livro “Austeridade para quem?, na Faculdade de Economia da UFRGS
19h – Manifesto da Comunicação pela Democracia, em Porto Alegre
Nas cidades com transmissoras de TV: atividades de “esquenta” para o dia 31
Terça, 29 de Março (ou 30, a confirmar)
Ato Em Defesa da Democracia e da Legalidade, no Salão de Atos da UFRGS
Quarta, 30 de Março
Das 8h às 18h – Seminário Dívida Pública, Desenvolvimento e Soberania Nacional, com a participação de Ciro Gomes, na PUCRS.
Quinta, 31 de Março
17h - Ato pela Democracia na esquina democrática em Porto Alegre
18h – Ato Regional pela Democracia, na Praça da República em Ijuí18h30min - Debate: Quem está promovendo o Golpe? O papel do Judiciário e da grande mídia - Local: ILEA/UFRGS, no Campus do Vale, Porto Alegre
Sexta, 1º de Abril
Mobilização pela cassação da concessão da Rede Globo
Segunda, 4 de Abril
18h – Lançamento do Livro “Direita, volver”, da Fundação Perseu Abramo, no Plenarinho da ALRS.
